Perguntas frequentes sobre Fonoaudiologia


Oii todo mundo...
Tudo bem com vocês???
Bom, o carnaval passou, a folia acabou, e o ano começou de verdade né!
Hoje eu vim aqui tirar algumas dúvidas sobre a minha profissão, que é a fonoaudiologia, e eu espero que vocês gostem, e se tiverem mais dúvidas, eu reponderei em outro post.
E para quem esta pensando em fazer vestibular para essa área, eu incentivo, pois é uma área "magica", onde o seu esforço é a realização no seu paciente. Gente, é ótimo ser fonoaudióloga.
Bom, vamos as perguntas??

Qual a relação entre a alimentação e a fala?
Durante a alimentação exercitamos a musculatura orofacial. Em uma criança, além de exercitar a musculatura também estimula o crescimento da face. Assim, a sucção e a mastigação adequadas evitam alterações dentárias e dificuldades na movimentação de estruturas como lábios e língua, fundamentais para a produção dos sons da fala.

Quais as vantagens do aleitamento no seio materno?
Além das vantagens nutricionais e imunológicas, a pratica do aleitamento natural (no seio materno) estimula o funcionamento adequado das estruturas da boca e da face. O aleitamento no peito fortalece a musculatura orofacial do bebê, diminuindo riscos de problemas futuros em funções importantes, tais como a respiração, mastigação, deglutição e fala.

Por que a sucção de dedo e o uso de chupeta podem prejudicar o bebê?
Dependendo das características faciais da criança e do tempo, duração e intensidade de ocorrência, poderão causar alterações no crescimento da face, problemas na posição dos dentes com mordida aberta anterior, problemas na musculatura orofacial, prejuízo nas funções de respiração, mastigação e deglutição e distorções na fala, como o ceceio anterior. A chupeta acalma o bebê, sobretudo porque satisfaz a necessidade de sugar. Porém com a amamentação no seio materno, essa necessidade de sucção é suprida com o tempo. Caso o bebê comece a colocar o dedo na boca para sugar, ofereça a chupeta; pois é mais fácil tirar a chupeta do que o dedo da criança.

Mastigar de um lado só pode ser prejudicial?
Sim. Quando mastigamos apenas de um lado, trabalhamos os músculos de apenas um lado do rosto. Isso faz com que haja uma assimetria facial com o passar do tempo. Também pode acontecer de a mordida ficar alterada e a articulação temporomandibular (ATM) do lado oposto ao da mastigação pode sofrer uma sobrecarga, causando uma disfunção temporomandibular.

O que causa a paralisia facial?
Existe dois tipos de paralisia facial: a periférica (que atinge o nervo facial, com lesão fora do cérebro) que pode ser causada por traumas, tumores, infecções ou fatores desconhecidos; e a central (com lesão no cérebro), causada por acidente vascular cerebral, traumatismos cranianos e tumores cerebrais.

Qual é a relação entre a fonoaudiologia e a estética facial, e como esse profissional atua?
As rugas e os vincos causados pelas expressões faciais estão diretamente ligados ao funcionamento da musculatura da face. O fonoaudiólogo que atua na parte de motricidade orofacial que faz esse tipo de tratamento, adequando as funções de mastigação, deglutição, respiração e fala. A partir da adequação destas funções e do trabalho de manipulação dos músculos faciais pode-se obter melhora significativa na estética da face com rejuvenescimento facial e suavização das rugas de expressão.

Quais prejuízos a respiração oral pode causar?
Pode causar prejuízos nas estruturas e funções da boca e da face, no sono, na alimentação, na aprendizagem, na audição e na voz.

Existe diferença entre respirar pelo nariz ou pela boca?
Sim. Quando respiramos pelo nariz filtramos (limpamos), aquecemos e umidificamos o ar, e assim ele chega aos pulmões sem as impurezas que estão no ar. Quando respiramos  pela boca o ar não passa por esse processo e chega aos pulmões cheio de impurezas.

O que é língua presa?
Língua presa é um termo usado para caracterizar uma alteração comum muitas vezes ignorada. Ela ocorre na gestação quando uma pequena porção de tecido que deveria desaparecer durante o desenvolvimento do bebê, permanece na parte de baixo da língua, impedindo seus movimentos. Quando um bebê nasce com língua presa, é fundamental pesquisa-la em outros membros da família, uma vez que essa alteração tem uma influência genética. Hoje em dia já existe o teste da linguinha, que é feito nos recém nascidos.

O que é voz esofágica?
É a voz produzida pela vibração das paredes do esôfago, por meio da introdução do ar do ambiente com a ajuda de vários mecanismos, como engolir, aspirar ou injetar ar.

Os tratamentos de voz são longos?
A duração média de um tratamento de voz ou fonoterapia é de três a seis meses. O tempo exato varia de acordo com o caso, e será determinado pela avaliação fonoaudiológica e depende do tipo de problema e de aderência do paciente ao tratamento.

Todas as perdas auditivas são iguais?
Não. A perda auditiva pode ser classificada de acordo com o tipo e com o grau. Quanto ao tipo, pode ser condutiva, neurossensorial ou mista. A perda condutiva afeta as orelhas externas e média, que são responsáveis por conduzir o som do meio ambiente até a orelha interna. A perda neurossensorial afeta a orelha interna, e o nervo da audição. Na perda auditiva mista, há alteração tanto condutiva quanto neurossensorial. O grau de perda auditiva está relacionado com o quanto ouvimos, ou seja, com a medição da nossa audição. Tem a ver com o que chamamos de "volume", embora o termo correto seja "intensidade".

A partir de que idade uma pessoa pode passar por avaliação audiológica?
Desde o nascimento, com o teste da orelhinha, que já é obrigatório. O fonoaudiólogo especialista em audiologia é apto a realizar esse procedimento e outros como a audiometria e a imitanciometria, etc.

O que é labirintite?
É um termo popular, utilizado para descrever sintomas como tonturas, vertigens, desequilíbrio, sensação de coisas rodando, cabeça oca e cabeça zonza. Na área da saúde, o termo adequado para designar essas alterações é vestibulopatia.

É possível prevenir a labirintite?
Sim. Por meio de hábitos alimentares adequados e prática de exercícios físicos regulares e adequados ao eu condicionamento físico. Procure evitar o estresse, o consumo de cigarro e o abuso da ingestão de café e refrigerante. Além disso, é importante a visita regular ao médico para exames clínicos de rotina.

Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que eu tenha respondidos algumas dúvidas de vocês, e se tiverem mais podem mandar por email ou deixe aqui nos comentários mesmo!
Obrigada pela visita.
Beijos

34 comentários:

  1. Oie, tudo ótimo!
    Essa profissão é linda mesmo, meus parabéns!!!
    Minha irmã quando era bem novinha teve que fazer fono, na época foi um susto para minha mãe pois ela não entendia o porque, mas hoje vemos que o resultado foi ótimo :)
    Beijinhos e parabéns a sua profissão é muito bonita!!!

    http://bloglarissamascarenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por entender tamanha importancia que a fono tem na vida das pessoas! Beijos grande

      Excluir
  2. Adorei o post e adorei saber um pouco mais sobre a Fonoaudiologia! Eu já fiz.
    the-insanegirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia nada disso!!
    Muito interessante *-*

    amaisnovacasada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sabia o que era a Fonoaudiologia, aliás até nunca tinha ouvido falar :))
    Beijos*
    Eva Peixoto
    FB
    http://meus5-sentidos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que atraves do blog eu tenha apresentado a fono para vc! Beijos

      Excluir
  5. Adorei o post e as dicas. Não sabia de quase nada '-' parabéns pelo o blog e sucesso. Também participo do projeto blogs amigos e já estou seguindo, da uma passadinha lá no blog! bjjs

    http://garotafashion111.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive dúvidas sobre labirintite, e muita coisa da qual você falou eu não tinha conhecimento, adorei o seu post!

    beijão

    http://tovintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, labirintite é uma coisa muito séria....se cuida em!! Beijos

      Excluir
  7. Nossa que interessante essa matéria...sobre Fonoaudiologia! Adorei vou até pesquisar mais sobre o assunto ;)
    bjus
    Lilian Lima - FB
    http://www.bloglilianlima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa sim Lilian, vc vai adorar essa profissão...é maravilhosa!! Beijos

      Excluir
  8. Ótimo post amiga, muuito interessante ficou bem explicadinho deu mesmo pra tirar todas as duvidas bjs
    AltoseBaixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita amiga...se tiver mais alguma duvida me fala em!! beijos

      Excluir
  9. aiii tudo ed bom esse ano vou presta vestibular para fono amoo isso tudo
    lindo seu blog lindona
    http://morenaebela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renata...vc vai gostar sim, é uma delicia, e uma linda profissão! Vc vai ver!!! É emocionante. É claro que tem seus altos e baixos como toda profissão! Mas agarra essa oportunidade, e se joga!! Beijos

      Excluir
  10. Ai gostaria de saber Lu se pra quem fala e a pessoa não entende o que a outra fala tem solução?
    Fb http://rayssadesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa, tem solução sim. O primeiro passo é procurar uma fonoaudiologa, e ela fará uma avaliação e montará as terapias. Beijos

      Excluir
  11. Oi flor!
    Parabéns pelo post. Sintetizou bastante a sua profissão e ainda nos ajudou tirando algumas dúvidas que todo mundo tem.
    Beijos!
    FB
    http://anseiosia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita e pelo carinho Kalita. Beijo

      Excluir
  12. Muito bom o post explicativo! Eu respiro pela boca e percebo que sempre tenho dores de garganta será que há algo relacionado?

    FB (Migs)
    http://minhavidapor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii...Realmente tem algo relacionado. As dores de garganta normalmente acontecem por alguma infecção. Quando respiramos pela boca, não filtramos o ar, e pode acontecer de entrar alguma bacteria, e isso causa a dor de garganta.
      Mas essa dor tbm pode estar relacionada ao ar condicionado, ventilador virado para vc por mto tempo...ou até mesmo amigdalite.
      Espero ter respondido sua dúvida.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Nossa que post interessante! Sério, o post ficou bem sintetizado e compreensível para leigos como eu no assunto hushuahauash
    Parabéns,
    Abraços e Sucessos
    FB
    http://www.amendoimcomchocolate.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada Barbara!!! Beijos e sucesso pra vc tbm!

      Excluir
  14. Sua profissão é muito importante, Luh!
    Sou professora e cheguei a ficar muda por vários dias, devido a uma laringite que acabei pegando devido a agressão que eu fazia com minha voz todos os dias por ter que falar muitas vezes as mesmas coisas em um tom audível. Graças a Deus, os remédios que a Otorrinolaringologista me passou resolveram meu problema, mas eu pretendo fazer um tratamento com Fono assim que possível, para me reeducar e não detonar com minhas pregas vocais.

    Seu post foi muito explicativo e eu adorei tudo por aqui. =D

    Seguindo,
    http://oestranhomundodeisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, realmente um tratamento fonoaudiologico vai te ajudar muito. Porém vc tbm vai ter que se policiar demais para que isso não volte acontecer. É uma agressão mto seria, e vc ja pode presenciar isso! Mas tomara que vc consiga melhorar sempre viu. Beijoss

      Excluir
  15. Bom saber sobre fonoaudiologia!!
    Não sabia de tamanha importância!
    Muito lindo sua profissão!

    amaisnovacasada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá te taguei na tag que criei dá uma olhadinha aqui http://carioca-bacana.blogspot.com/2014/03/tag-aleatorios-sobre-mim.html

    Beijos

    ResponderExcluir


  17. deixa seu email lá no coments, vou mandar um questionário pra vc me ajudar com um trabalho do curso e claro, ele vai virar post sobre projeto blog amigos <3


    tovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3