* Mundo da Fono --- Amamentação e o desenvolvimento do bebê

Olá todo mundo...
Hoje venho falar sobre o aleitamento materno e os benefícios que ele trás para o bebê e a mãe.
Bom, para começar, o aleitamento materno é a base de trabalho de todos os profissionais que visam à diminuição da mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida. E no meio desses profissionais, encontra-se os fonoaudiólogos.
E ai vocês me perguntam: "o que a fonoaudiologia tem haver com amamentação?"
Bom, o fonoaudiólogo ajuda o bebê a sugar o peito da mãe, quando o mesmo não consegue fazer isso naturalmente, fazendo com que os órgãos fonoarticulatórios sejam preparados para as funções de mastigação, respiração, deglutição (ato de engolir) e a fala. Além de fortalecer a musculatura da face, também mantém a respiração adequada (pelo nariz) fazendo com que a língua fique na posição correta. Além disso, o fonoaudiólogo é quem vai orientar a mãe sobre a posição correta para amamentar o bebê e sobre o vinculo mão/bebê para o desenvolvimento da linguagem.

Todos nós sabemos que o leite materno é o alimento mais essencial e imprescindível para o desenvolvimento do bebê, e é composto por cerca de 160 substâncias representadas por proteínas, gorduras, carboidratos e células.
Além dos valores nutricionais indiscutíveis que o leite materno possui, a amamentação fortalece o vínculo mãe/bebê, possibilita aumento do número de anticorpos, ganho de peso para o bebê, assim como um desenvolvimento das estruturas orais envolvidas no ato de sugar (como já tinha dito lá em cima).
O ato de sugar nasce com o bebê, e é um reflexo de alimentação, pois visa à ingestão do leite materno. Durante a sucção, todas as estruturas orais do bebê (lábios, língua, bochechas, ossos e músculos da face) se desenvolvem e se fortalecem.

Como todo mundo sabe, o bebê nasce com o queixo pequeno e retraído (parecendo que não tem queixo), a cavidade oral também é pequena e a língua posiciona-se entre os lábios, normalmente. Para que  o bebê consiga extrair o leite do seio da mãe é preciso elevar a língua, pressionando o mamilo contra o palato (céu da boca), enquanto a mandíbula realiza o movimento de ordenha. Esse movimento é composto por um conjunto de movimentos mandibulares realizados durante a extração do leite. Esse ato exige um grande esforço de todos os músculos da face, estimulando o crescimento da mandíbula e prevenindo futuros problemas nos dentes e ossos da face.
Uma criança que se alimenta somente na mamadeira poderá ter algumas alterações fonoarticulatórias, como abertura na arcada dentária, mau posicionamento de língua, podendo trazer alterações na fala, na respiração (respiração bucal).

A ordenha só ocorre no seio materno. Nenhum bico artificial possibilita esses movimentos fundamentais para o desenvolvimento facial e mandibular.

Enquanto o bebê está mamando no seio materno, a possibilidade de respiração é somente pelo nariz. A respiração nasal é fundamental pois o ar que entra pelo nariz (inspiração) é filtrado, aquecido e umedecido, além de ser mais um estímulo para o desenvolvimento das suas estruturas orais.
Portanto, todo o "esforço" que o bebê faz no momento da mamada é extremamente benéfico e importante para o correto desenvolvimento da face e das suas estruturas orais. O amadurecimento das estruturas orofaciais através da amamentação natural são fundamentais para que a criança possa falar e mastigar corretamente.
Além das funções alimentares e de transferência de anticorpos da mãe, a amamentação tem importante papel no estabelecimento dos primeiros vinculo emocionai entre mãe e filho. Durante a amamentação natural, o bebê ouve o som dos batimento cardíacos e a respiração da mãe, e essas sensações são capazes de acalma-lo, gerando bem-estar e carinho, colaborando, assim, para o seu desenvolvimento emocional.
A amamentação também é importante para a saúde da mãe, pois favorece a volta do útero ao seu tamanho normal e ajuda eliminar com maior rapidez as gorduras acumuladas durante a gravidez; ou seja, ajuda a emagrecer. E apesar dos mitos sobre a manutenção da textura e formato das mamas durante a amamentação, muitas mães deixam de amamentar seu bebê em favor das atividades profissionais. Porém a amamentação deve ser estimulada, pois além de ser um alimento completo, o leite materno não tem custo, é estéril, não precisa ser preparado ou aquecido, não causa alergia, transfere da mão para o bebê fatores de defesa e pode ser o único alimento durante os primeiros 6 meses de vida do bebê.

A gestante deve ser orientada sobre a importância da amamentação, das manobras e cuidados para sua manutenção e sobre as modificações das mamas e dos mecanismos envolvidos na formação do leite.

Recomenda-se que a amamentação seja livre de regras, evitando-se horários determinados. Deve ser oferecida ao bebê sempre que ele acordar, chorar ou procurar a mama materna com a boca.

Não há porque oferecer água ou chá nos 'intervalos das mamadas', ofereça o peito e o leite materno.

Dica importante: A força da sucção é maior no início das mamadas, portanto as mamas oferecidas em primeiro lugar devem ser alternadas a cada mamada.

Amamentar previne problemas de fala!


Dar de mamar no peito para seu bebê fará com que ele fique bonito no futuro. O terço inferior da face, entre a parte debaixo do nariz e o queixo, é responsável não só por um sorriso bonito, mas também pela harmonia do tamanho do rosto. É por isso que atrizes como Maria Paula e Fernanda Abreu abraçaram a causa dizendo 'Bebê sarado e bonitão mama no peito!'
Esse post de hoje é dedicado especialmente para as minhas amigas mamães de primeira viagem: Thais, Josy, Desiree e Carol.


Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida é só deixar comentário.
Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Luciana, excelente seu texto.
    Vc poderia me indicar alguns estudos cientificos de fono para referencia?
    Estou preparando uma aula sobre isso
    Ligia
    ligiacolucci@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBrigada pela visita!! Claro, indico sim!! Bjos

      Excluir

Por favor:
- Não use palavrões e nem xingamentos.
- Se for para denegrir é melhor nem comentar.
^___^ ♥
Eu agradeço seu comentário :3